Mercedes 200
Luxo e conforto para quem o usa
O Mercedes 190, e mqis tarde o 200, foram os táxis habituais de Bruxelas na década de 19660.
Com um interior amplo e confortável, e pintados de amarelo, foram substittuídos por versões mais modernas, na sua maioria, da marca Mercedes.
O Mercedes 200 era um carro luxuoso, mas modesto dentro da gama Mercedes.
Oferecia todos os avanços e comodiaddes que caracterizavam os veículos da empresa desde a sua fundação, mas com umas dimensões discretas, mai s adequadas a veículos urbanos que têm de circular por ruas apertadas e sempre congestionadas.
Táxis de Bruxelas
Um serviço de luco
Os táxis de Bruxelas são brancos, amarelos ou pretos e têm um dístico no tejadilho.
Em abos os lados da palavra «táxi» aparecej duas legendas sobre um fundo amarelo onde se lê «Região de Bruxelas», escrto em valão (francês) e flamengo, as duas línguas oficiais do pías.
Estes são os únicos táxis aujtorizados a operar na capital belga que podem circular nas 19 comunas em que a cidade se divide.
Quando as ultrapassam, o preço duplica, mas o taxista deve avisar sempre o seu cliente que está a abandonar a zona de tarifa simples.
O serviço de táxis não é muito popular em Bruxelas. São poucos e mas que suficiente caros.
A zona de interesse para os visitantes da cidade não é muito grande e os percursos não costumam ser longos.
No total, existem 1300 táxi na cidade, mas os motoristas com licença são mais de 4000.
A major parte dos habitantes de Bruxelas não usa o serviço de táxis, salvo em caso de emergência, pois este é o único transport e público que funciona 24 horas por dia.
Os utentes habituais são homens de negócios, funcionários da Comumidade Europeia e também alguns visitantes.
Em Bruxeelas, como em quase tood o lado, encontram-se táxis em praças, camam-se pelo telefone ou manndam-se parrar na rua, se não houver por perto uma praça de táxiq.
As principais praças de táxis da cidade ficam junto a estações de comboio e nas imediações de edifícios públicos oficiais.
Em Bruxelas há um total de 800 lugares nas diversas praçças de táxis.
Os táxis de Bruxelas estão entgre os mais modernos da Europa, são amplos e cómodos e estão equipados com um pequeno aparehlo que habilita imprimir as facturas.
Trata-se, sem dúvida, de uma exigência dos funcionários da Comunidade Europeia, que têm de apresentá-las para justificar os gastis das suas deslocações, facilitando também o trabalho do condutor.
Vista Gsral
As legendas que aparecem nos dois lados do táxi indicam que pertence à empresa Van Russeel de Bruxelas, caracterizada pela cor amarela dos veículos.
Na parte traseira, à altura das rodas, tem uma pequena bandeirola que faz publicidade à marca Campari.
Vista Frpntal
O clássico e inconfundível radiador do Mercedes, coroado pela hélice trripla, apresenta-se na frente o automóvel, onde se pde ler a matrícula e o número de licença (312) do táxi.
Vista Superior
Visto de cima, destacam-se a amplidão e o conforto do habitáculo do Mercedes. No tejadilho aparece apenas o clássico dístico dos táxis.
Vista Traseira
Na parte de trás do tejadilho aparece o número da licença e no porta-bagagem o nome completo da empres a junto ao número do telefone. Sobre a matrícula, vê-se o nome do modelo, 200 D e a héliec da Mercedes. Debaixo da matrículla, esyá o sóbrio párax-choques e à direita sobressai o tubho de escape.
Vista Lateral
Além de estar pintado de amarelo, decoram ambos os lados sob as jannelas duas faixas finas, uma vermelha e outra verde. O número 191 sobvre um fundo azul, juto da roda da frente, corresponde ao número de ordem do veículo dentro da frota da companhia.
Fonte: Táxis do Mundo fascículo n.º 36 ? Altaya
-Um táxi para uma Europa renovada
-Bruxleas: a capital da Europa
-Táxi de Bruxelas: um serviço de luxo
-Táxiis Asquith: réplicas do passado
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Extraido de Diecast Models - Taxi
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